PÁGINAS

sábado, 31 de março de 2012

Zico marca mais um gol de placa no lançamento de seu projeto em Votorantim

Zico foi recebido com festa em Votorantim

O eterno camisa dez do Flamengo e da  Seleção Brasileira, Zico, de 59 anos, de um show de simpatia e  carisma, nesta quinta-feira,  29 de março,  no lançamento do projeto “Zico 10”, de caráter educacional e esportivo para Votorantim.
 O Galinho de Quintino chegou em Votorantim no início da tarde de quinta e foi para o CT do Atletico Sorocaba e veio para o Sesi,  onde foi aplaudido pelo grupo da terceira idade de Votorantim.  Zico foi recebido pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta, pelo diretor regional dao Sesi, Júlio Cesar de Souza entre outras autoridades.Logo em seguida, Zico participou de uma rápida coletiva com a imprensa regional e logo depois, o Galinho de Quintino foi para o ginásio do Sesi onde, diante de centenas de alunos da cidade mostrou-se  carinhoso com as crianças, dando autógrafos, tirando foto.
Zico e o prefeito, aos lado dos secretários Elizete Scarpanti Falloci, e o de Esportes e Lazer, Antonio do Santos, assinou, o termo oficial de lançamento do  projeto, que começa em 15 dias e reunirá 500 crianças de nove a onze anos da rede municipal, e será extendido até o fim do ano, segundo a previsão, para mais de 1000 alunos.  “Nos orgulha muito a vinda do Zico aqui, pelo passado de glórias e presente de grandes projetos sociais-esportivos”, disse Pivetta. O craque recordou o início de sua vida no futebol, ainda garoto em Quintino-RJ jogando “peladas” nas ruas e futsal e por isso, e para retribuir um pouco de tudo que o futebol lhe deu, lançou o projeto , que segundo ele, não tem o intuito de revelar talentos, mas através da educação e do esporte formar o cidadão.




Zico lembra  Pelé e fala do analfabetismo no país

 Ao responder a uma pergunta da Folha, de Votorantim, Zico citou um fato pouco conhecido, da sua presença no Maracanã nos milésimo gol de Pelé: “ Eu era criança e estava lá e vi o apelo do Pelé para que a sociedade cuidasse das crianças. De lá pra cá muita coisa mudou e até melhorou, mas temos ainda hoje em 2012 um sério problema de educação no país com mais de três milhões de analfabetos, que não se pode admitir. E  que precisa ser combatido, e uma forte ferramenta é a parceria do esporte com a educacão”, disse Zico, citando várias cidades, onde o seu projeto chega onde viu muitas crianças fora da escola e onde a meta é fazer com que eles voltem para as salas de aula.
Não à violência - Numa semana onde dois torcedores de Corinthians e Palmeiras morreram num confronto entre torcidas, Zico também criticou a ação violenta nos campos e fora deles: “Não consigo entender isso no futebol, que é alegria prazer e nunca violência, que só mancha o esporte.





Zico deixa sua marca e seus amigos vencem Master de Votorantim


Depois do lançamento do projeto social-esportivo “Zico 10” durante o dia, no período da noite, para mais de 3 mil pessoas no Estádio “Domênico Paolo Metidieri”, a bola rolou e os Amigos do Zico proporcionaram outro belo espetáculo em Votorantim. O placar foi de 8 a 2 para o time do Galinho contra a Seleção Máster da cidade. E olha que Votorantim deu trabalho no começo e no primeiro tempo chegou a empatar  por 2 a 2, dois tentos de Beto Mariano, marcando Athirson, Claudio Adão, colocando os Amigos do Zico na frente no final, Thiago Coimbra, filho do eterno camisa dez do Mengão.
O time máster de Votorantim foi reforçado pelo prefeito Carlos Pivetta, que arriscou dois bons lançamentos: “A minha parte eu fiz e deixei duas vezes o ataque na cara do gol, mas aí é com eles”, brincou o prefeito, muito satisfeito com o público e a ótima aceitação do evento. Outros jogadores de destaque no time local foram o ex-sanpaulinos Mona e Paulão, além do goleiro Márcio.
Com bola rolando no segundo tempo, os craques Amigos do Zico provaram que o tempo passou, mas não a qualidade e o bom futebol. Com cracaços da dimensão de Amoroso, Djalminha, Cláudio Adão, Beto, Athirson, Valber e outros, o time do Zico marcou mais quatro gols  e fechou em 8 a 2. Adão, Amoroso, dois e Thiago marcaram. Gol com a marca de Zico - Faltava o tento da estrela da noite, o craque Zico. E ele saiu numa boa jogada do ataque pegou muito bem na bola, um lindo gol com a marca do camisa dez do Mengão e da Seleção, para a euforia dos torcedores em Votorantim. “É muito bom jogar e marcar gols. O time da casa deu trabalho mas conseguimos jogar bem, e o mais importante agraciar com bom futebol esses torcecores que vieram aqui prestigiar”, comentou o Galinho de Quintino.
Times: Amigos do Zico: Marcelo Leite; Djair, Junior Baiano, Edinho e Athirson; Valber, Beto, Djalminha e Zico; Claudio Adão  e Thiago Coimbra, depois Zé Carlos, Gelson Baresi, Julinho, Yan, Amoroso, Leo Avila, Amaral e Fernando. Master de Votorantim: Marcio; Ni, Nenê, Paulão e Gari; Grilo, Mona, Beto Mariano e Fubá; Toninho e Pivetta, depois Zezinho, Goiaba, Zé Carlos Moraes, Cacá,Estevam, Romeu, Nine, Valdomiro. Técnicos: Decio e Haroldinho. Arbitro: Margarida.



33 anos depois Márcio defende falta do craque


O goleiro Márcio, ex-São Bento reencontrou Zico e jogou meio tempo. Antes do jogo, à tarde, Márcio esteve no Sesi entregando uma lembrança, o jornal de 1979 do jogo do Maracanã quando o Sao Bento perdeu de 4 a 0 do Flamengo de Zico do Brasileiro e Márcio tomou dois gols de Zico. Mais tarde, à noite, no Estádio Municipal, “Domênico Metidieri”, jogando pelo combinado de Votorantim, o lance que marcou sua carreira, em 1979 , se repetiu. Uma falta pela meia lua e novamente Zico foi para bola e colocou com maestria no canto. Mas, mais esperto, Márcio foi buscar. “Disseram que eu demorei 33 anos para aprender, mas aprendi. Errar uma vez tudo bem, mas duas é burrice. Hoje (quinta-feira), vou durmir tranquilo”, disse em tom de brincadeira o goleiro.
Abelha - Também o ex-campanheiro do Zico no futebol japonê e hoje treinador, João Abelha prestigiou a vinda do craque e deu um abraço no amigo em Votorantim.



Margarida deu seu show à parte


O árbitro do jogo de festa nesta quinta-feira foi Clésio Moreira dos Santos, mais conhecido como Margarida.  Bem ao estilo do “antigo Margarida (o falecido Jorge Emiliano), o catarinense iniciou a apitar e 1988 e desde 1994 participa de jogos como os de Votorantim. 
Sempre usando o uniforme cor de rosa e usando “jeitos e trejeitos” engraçados dentro de campo, misturando os estilos Roberto Nunes Morgado, Jorge Emiliano dos Santos (o Margarida carioca), ambos e de Alvir Renzi, de Blumenau. “Procuramos fazer a alegria da torcida e apitar de um jeito diferente. Aliás a moda Margarida (sic), já pegou no futebol, tanto que você vê arbitros usando cor de rosa, jogadores usando chuteiras e outras partes do vestuário cor de rosa”, brinca o arbitro.





Textos: Rivail de Oliveira
Fotos: Marcos Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário