PÁGINAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bocha de Votorantim vai bem na região

Time da bocha de Votorantim
A equipe de Votorantim , disputa o Campeonato Regional de Bocha que está na 11° edição , juntamente com Morangaba, Itu, Campo Limpo, Jundiaí, Tatuí, Aluminio, Mairinque, São Roque, Boituva, Itupeva, Itapetininga, entre outras cidades e equipes dividas em muitas quadras espalhadas pelo Interior.
A equipe do Cermag Votorantim que conta com Ponce, Gilmar, Caetano, tinho, Oswaldo, Adilson, Eli, Padeiro, Elcio, Tito e Claudio venceu no ultimo final de semana a equipe de Itu pelo placar de 13x4 e enfrenta neste próximo sábado a equipe de Jundiaí que se encontra na 7° colocação no Grupo A.
"É um jogo Interessante, requer muita precisão de força e colocação para quem rola a bola o mais próxima do bolinho, e muita força para quem bate na bola do adversário, fizemos um ótimo jogo contra Itu e esperamos repetir contra Jundiaí o mesmo desempenho"afirmou Elcio jogador da equipe do Cermag Votorantim.

Sabado e dia de jogo
Sempre aos sábados, esse grupo de "meninos" se reunem competindo um esporte na qual conta com muita precisão, força e muito habilidade. A bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de "boccie", sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.
Esta prática foi trazida para a América pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que receberam grandes concentrações de imigrantes vindos da Itália, foram responsáveis pelo início do esporte no Brasil, que posteriormente se espalhou por Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
No Brasil

O Brasil se fez representar em diversos campeonatos Sul americanos, a partir de 1951. O primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha foi realizado em 1964, na cidade de São Paulo, com a participação do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sagrando-se vencedora a equipe do Rio Grande do Sul. Em 1987, na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo realizou-se o 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha. O primeiro Campeonato Sul Americano de Bocha foi realizado na cidade de Buenos Aires, Argentina, no ano de 1994. No ano de 2006 o Brasil conquistou seu primeiro Campeonato Mundial de Bocha, realizado na cidade de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul, numa vitória contra a equipe da Itália. Integrou a equipe campeã brasileira Rubens Barrichelo, o avô do piloto de Fórmula Indy, Rubinho Barrichello.


Cancha de bocha do Cermag Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário