PÁGINAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

33 anos depois, ex-goleiro do São Bento reencontra Galinho em Votorantim






Jogo historico, 1979, Marcacanã, Flamengo 4x0 Sao Bento, Marcio (E) em campo contra Zico - (Reproduçao)


A presença de Zico em Votorantim será uma atração à parte nesta quinta-feira. Mas em especial, um personagem pretende reencontrar o craque do Flamengo 33 anos depois do histórico jogo de 1979. Pela segunda fase do Brasileirão daquele ano o goleiro Márcio, do São Bento, sentiu na pele  o que é jogar no Maracanã e contra Zico e Cia. O placar foi 4 a 0 para o  Flamengo, mas o Bentão vinha com moral, pois tinha eliminado numa chave com oito times, grandes clubes do futebol brasileiro, como o Botafogo-RJ. “Eles (Flamengo) nos respeitaram por causa da campanha na primeira fase, e até jogamos no começo de igual para igual, tanto que o Campos (atacante do Bento) perdeu no começo um gol cara a cara com o Filliol (goleiro da seleção da Argentina). Mas depois no contra-golpe o Adão (Claudio Adão), tocou para o Zico e eles fizeram 1 a 0. Mas foi um jogo que marcou nossas vidas”, disse Márcio para a Folha de Votorantim.
Márcio, que hoje joga torneios em Votorantim no cinqüentão e tem um bar em Sorocaba, fala dos bastidores deste jogo histórico: “Viajamos para o Rio e ficamos num hotel chic, o Plaza, em Copacabana, de frente para o mar. Nunca tínhamos experimentado tal regalia. Tudo conseguido pelo Juca Paes (presidente do Bentao)”, conta o goleiro, que  fala dos momentos antes do jogo no vestiário do Maracanã. “O Maracanã estava lotado e antes de entrar no gramado ficamos todos nervosos. Teve jogador (Tutú), que quase não entra em campo ao ouvir a torcida toda gritando no túnel, Mengoo, Mengoo. Mas deu tudo certo e apesar da derrota, até que jogamos bem contra um dos melhores times do mundo em todos os tempos”, conta o goleiro.
Na partida, segundo Márcio, Zico “arrebentou” e marcou dois gols, sendo um de bola parada. “Eu tinha visto e estudado como ele cobrava faltas, mas na hora ali não teve jeito. Bateu com uma perfeição rara. A bola passou a barreira foi pro ângulo, e ai fiquei parado, num tinha mais nada para fazer. Mas fiquei feliz porque fui considerado um dos melhores em campo. Peguei bolas para caramba, senão iam ser 10, 12 a 0”, explica Márcio.
Matar saudades – Márcio assegurou que vai estar em Votorantim hoje. “Claro que vou. É uma  chance única de rever o Zico e esses grandes jogadores, muitos que eu enfrentei. Claro que gostaria estar em campo, mas é um evento de Votorantim,  que está de parabéns, mas que dá uma vontade, isso dá”, conta o goleiro Márcio.





Marcio, hoje joga no cinquentao e relembra com saudades
aquele jogo histórico de 1979 contra Zico no Maracanã


Até chegar ao jogo contra  Mengão, foi um longo percurso, diz Márcio
Naquele ano de 1979 o São Bento vinha embalado por uma grande campanha no Paulistão, onde ficou entre os oito primeiros colocados. Com isso conseguiu de forma inédita  participar do Campeonato Brasileiro da primeira divisão pela primeira e única vez. E fez bonito, terminando em 15º lugar no geral entre quase 100 clubes. 
Na fase inicial o Bentao ficou em segundo lugar com 7 partidas com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, 11 gols marcados e 12 sofridos e 9 pontos, num grupo onde se classificou o Operario-MT com 12 pontos, numa chave que tinha ainda o Botafogo-RJ, Joinville, Figueirense, Comercial-MT, Gremio Maringá-PR e ABC. 
Com isso o Bentão acabou se classificando para a fase eliminatória (chamada de semifinais), entre os 16 times, comandado pelo técnico Celso Marão, e tendo como preparador físico Luiz Paulo Bustamante. A chave era complicada, com São Bento, Palmeiras, de Telê Santana, Comercial de Ribeirão e o temível Flamengo, de Zico. Contra o Comercial em Sorocaba foi 1 a 1. 
Já diante do Palmeiras em São Paulo foi 3 a 0 para o time palestrino. E no jogo contra o Flamengo, no Maracanâ, 4 a 0, com direito a dois gols do Galinho de Quintino. E para falar sobre aquele jogo, ninguém mais que um dos personagens principais do São Bento, na época presidido por José Juca Paes, o goleiro Márcio.
Dados do jogo histórico - O Bentão jogou aquela partida no Mararanã em 1979,  com essa formação: Márcio; Nilson Andrade, Tutu, Dodô e Arlindo Nilo; Serelepe, Gataozinho, Ticão; Cremilson, Campos e Cacá, depois Brandão, Zanata, Chiquinho, num elenco que tinha ainda Carlinhos (já falecido depois que foi para a Caldense). Apitou aquela partida no Maracanã, Manoel Serapião Filho e foram ao estádio 31.024 torcedores. O Flamengo: alinhou Filiol; Toninho, Manguito, Dequinha e Carlos Henrique (Tita); Andrade, Adilio e Zico; Reinaldo, Claudio Adão e Julio Cesar. Os gols foram marcados por Zico, dois, sendo um de falta, Claudio Adão e Reinaldo.


Texto: Rivail de Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário