PÁGINAS

sábado, 17 de março de 2012

Bento x Inter de Limeira:quase 60 anos de história


O Esporte Clube São Bento de Sorocaba e a Associação Atlética Internacional de Limeira, duas tradicionais agremiações do interior do Estado de São Paulo, foram fundadas no ano de 1913, o São Bento no dia 14 de setembro, a Internacional no dia 5 de outubro e estão próximos de completar 99 anos de existência.
A história dos confrontos entre os dois clubes teve inicio em abril de 1954, ambos como clubes profissionais. A primeira partida ficou registrada em um amistoso realizado no antigo estádio da Vila Levy na cidade de Limeira com vitória da Alvinegra por 3 a 1. Pagando a visita em maio de 1954, a Inter de Limeira foi a Sorocaba e foi goleada pelo São Bento por 8 a 1.
Além de vários amistosos, São Bento e Inter de Limeira realizaram alguns confrontos oficiais validos pelo campeonato de acesso na década de 50.
O São Bento conquistou sua vaga na Elite (A1) do futebol paulista em 1962, já a Internacional em 1978 e assim só voltaram a se enfrentar em jogos oficiais pelo Paulistão de 1979.
Em 1986, a Inter de Limeira conquista seu maior feito histórico, o titulo de campeã paulista da 1ª Divisão (A1), sendo o primeiro clube do interior a conseguir este histórico e inédito registro.
No inicio da década de 90, o São Bento entra em decadência e após 29 anos de Elite é rebaixado a Divisão Intermediaria (A2). A mudança de divisão impediu os confrontos oficiais entre o Azulão Sorocabano e o Leão da Paulista, que voltaram a se confrontar somente em 2001 pela Copa Coca - Cola, atual Copa Paulista.
Depois de grande fase vivida na década de 80, onde além do inédito titulo paulista, também com participações na Série A do Brasileiro (1989 e 1990), a Internacional de Limeira passou por altos e baixos. Constantes rebaixamentos e crises acabaram levando o Leão da Paulista à a Segunda Divisão, a 4ª Divisão do estadual em 2009.
Em 2010 a Internacional se superou e retornou a Série A3 do paulista como vice-campeã da Segunda Divisão.
O Bentão viveu bons momentos na ultima década, quando chegou a retornar ao Paulistão em 2005. Depois de apenas duas temporadas na Elite, 2006 e 2007, a boa fase acabou e o clube também passou por crises & crises e em 2011 foi rebaixado à A3.
São Bento e Inter de Limeira se enfrentaram oficialmente duas vezes em 2011, em jogos validos pela Copa Paulista. No primeiro turno, o Bentão se deu bem e venceu a Internacional no estádio Major José Levi Sobrinho em Limeira, 3 a 2 e no segundo turno da competição a Inter venceu o São Bento em Sorocaba por 2 a 0.
Tabu
Invicto a cinco jogos, o Bentão do técnico Claudinho Anacleto (10º colocado com 19 pontos) pretende vencer a Inter de Limeira do técnico Lelo (11ª colocado com 18 pontos) neste domingo, 18/03, às 10 horas, em Sorocaba para tentar entrar definitivamente no G8 e passar para a segunda e decisiva fase da competição.
Nesta partida inédita, já que São Bento e Inter de Limeira nunca se enfrentaram pelo Paulista da Série A3, existe um “Tabu” de quase 28 anos, já que a última vitória beneditina sobre o Leão da Paulista jogando no Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba, aconteceu em 1984, válida pelo Paulistão daquele ano.
Com um gol do saudoso meia Celso Solano, o “Flecha Ligeira”, o São Bento venceu a Inter por 1 a 0. O São Bento jogou com Dorival; Odair Patriarca (Paulinho Pereira), Nei Róz, Geraldo e Donizetti; Cacau, Antonio Carlos e Solano; Luiz Muller, Nivaldo e Cosme (Cássio). Técnico Cabralzinho.
RETROSPECTO
São Bento e Inter de Limeira já realizaram 40 jogos oficiais. Somam 11 vitórias do São Bento; 16 vitórias da Inter e 13 empates. Foram anotados 102 gols (média de 2.55 gols/partida), o São Bento marcou 44 gols contra 58 gols da Internacional.

Informações Luiz Carlos Éden de Sorocaba - Historiador do Esporte Clube São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário