PÁGINAS

domingo, 29 de abril de 2012

Atletico na A-1: Empate épico com o coração e Galo consegue acesso histórico para a elite



Resultado veio na raça e com gols no final, depois do time de Sorocaba estar perdendo por 2 a 0

Jogadores e comissão técnica comemoram acesso merecido: foto - Rivail de Oliveira

Foi um daqueles jogos em que o torcedor (seja ele atleticano, anti-atleticano ou torcedor de outra equipe), jamais vai esquecer e vai entrar para a história do futebol paulista. Jogando com alma, raça e coração na ponta das chuteiras, o Atletico Sorocaba  conquistou de forma brilhante seu segundo acesso da história para a primeira divisão do futebol paulista ao empatar por 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0,  nos minutos finais com o União Barbarense, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, em jogo da sexta e última rodada do Campeonato Paulista da Série A2. Um resultado épico dos comandados do treinador pé quente Fernando Diniz, que repetiu a façanha de anos atrás quando, com parte deste base que jogou neste domingo, já tinha subido o Votoraty para a Série A-2.
Mais de 7 mil pessoas estiveram no Estádio Walter Ribeiro num grande publico que prestigiou a decisão do acesso para 2013. Com o resultado o Galo terminou sua campanha com 10 pontos no grupo 2, sem segundo lugar, enquanto o União, que também subiu, terminou com 11 pontos e vai definir o título da A-2 contra o São Bernardo, que assegurou vaga ao lado do Penapolense no grupo 1. Ainda no grupo 2, pelos critérios de desempate, o Audax terminou em terceiro com 10 pontos, depois de vencer por 3 a 1 a Ferroviaria em São Paulo. O time de Araraquara terminou em quarto lugar com 3 pontos.
O último acesso do Atletico para a primeira divisão foi em 2003 quando eliminou o Botafogo de Ribeirao Preto na fase final. Em 2005 Sorocaba teve ainda o acesso do São Bento que venceu o Noroeste no CIC por 2 a 1, por ironia do destino, com dois gols  no final do jogo, marcados pelo herói Nena. Neste domingo os heróis do Galo foram Henrique e Helton Luiz, que marcou o gol de empate, 2 a 2, já nos acréscimos de penal.
Só deu Galo, mas faltaram os gols
A estratégia do União Barbarense,  em ficar atrás e tentar segurar o Galo buscando os contra-golpes se mostrou eficiente no primeiro tempo.  O Atlético atacou bastante mas jogando pelo meio, facilitou a tarefa diante de uma congestionada defesa do Leão da Treze.  Aos oito minutos Luan livre desperdiçou e aos 13 foi a vez de Moacir acertar o poste do gol de Thiago Passos. A resposta do União de Alex aos 16 minutos; aos 18 minutos Luan cruzou mas ninguém do Galo aproveitou.
O Galo tinha mais posse de bola e arriscava perigosos contra-golpes como aos 28 com Caihame, mas o Atletico insistiu aos 29 minutos num tiro de Moacir. A pressão aumentou e aos 33 minutos João Paulo mandou uma bomba no travessão de Thiago Passos. Logo depois Luan escorou um escanteio aos 35 e aos 41 Moacir pegou o rebote de um ataque do Galo e quase marcou. Para encerrar o primeiro tempo, que terminou com o placar em branco, Henrique testou e quase marcou para o Galo.

Fortes emoçoes  e Leao faz 2 a 0
O Audax vencia a Ferroviária por 2 a 0 e esse resultado ainda classificava o Atletico, mas o time de Sorocaba começou mal o segundo tempo, vacilando. No entanto, tomou  um gol no mínimo duvidoso do União, depois de um penal mal marcado pelo árbitro contra Ciahame. Na cobrança, a um  minuto, Melinho bateu bem e fez  1 a 0 para o União. Perdendo o jogo, Fernando Diniz reforçou o ataque com as entradas do angolano Johnson, Marco Aurélio e Romarinho. E o angolano perdeu um gol feito aos 18 e aos 20, enquanto que minutos antes Caihame desperdiçou boa chance para o União.  Na base do contra golpe, o Leão da Treze fez o segundo aos 24 minutos, num tiro de Caihame no ângulo de Felipe, 2 a 0.

Um olho lá e outro cá
Se antes de abrir o placar,  o União já “fazia cera”, valorizava cada lance, ganhando minutos preciosos, a cada lance na área com o goleiro Thiago Passos,  e nas faltas, agora, vencendo por 2 a 0, só aumentou esse expediente, que teria reflexos lá no final. Enquanto isso o Galo ainda persistia atacando de todas as formas como aos 37  numa defesa incrível de Thiago, e numa bola  na trave de Luan. Nesse instante, o jogo em São Paulo terminava com 3 a 1 para o Audax, placar que fazia com que o Galo precisasse de mais dois gols nos cinco minutos finais e nos acréscimos para empatar e conseguir o acesso.

Expulsões e acréscimos corretos
Ao mesmo tempo o União abusava das faltas e teve, merecidamente, três espulsos, Thiego, Caihame e Renato, lances que também resultaram em paralisações longas. Aplicando a regra, o arbitro Luciano Alves de Lima deu os acréscimos que entendia, e levou o jogo até os 54 minutos.

Reação e gols históricos do acesso
Com o torcedor atônico no Estadio Municipal, o Galo foi para a tática do abafa no finalzinho e teve o mérito de nunca deixar de acreditar. E desta forma, heroicamente buscou o que era praticamente impossível. Aos 40 minutos, depois de um cruzamento e um bate-rebate na área, Henrique mandou para as redes do União, 2 a 1. Aí a pressão só aumentou com os jogadores atleticanos perdendo gols incríveis. Até que aos 54 minutos num ataque do Galo a defesa do Uniao cortou  com a mão a bola e o arbitro marcou penal. Na cobrança Helton Luiz bateu e marcou, 2 a 2 e acesso para o Galo, que anos depois volta à primeira divisão.


Atlético Sorocaba 2x2 União Barbarense
Campeonato Paulista da Série A2
Rodada final, segunda fase, dia 29 de abril
Local: estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba
Árbitro: Luciano Alves de Lima
Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves e Edson Rodrigues dos Santos
Público: 5.917 pagantes, Renda: 38.000,00
Cartões Amarelos: Atlético Sorocaba: Moacir, Marquinho, João Paulo; União Barbarense:Alex, Melinho, Thiego, Thiago Passos, Junai
Cartões Vermelhos:  Atlético Sorocaba:Romarinho; União Barbarense:Thiego, Caihame, Renato
Gols: Atlético Sorocaba: Henrique 40' 2T, Helton Luiz 54' 2T; União Barbarense: Melinho 24' 2T, Melinho 1' 2T
Atlético Sorocaba:  Felipe Alves; Fernando Miguel, Henrique, Rodrigo Sabiá e Marquinho;  Fábio Gomes, João Paulo, Helton Luiz e Moacir (Romarinho);  Luan e Marcus Vinícius. Técnico: Fernando Diniz

União Barbarense: Thiago Passos; Alex, Rafael Silva, Renato e César; Cláudio Britto, Lennon (Thiego), Paulo Santos e Melinho (Dias);  Cesinha (Junai) e Caihame. Técnico: Claudemir Peixoto

FOTOS DO JOGO E DO ACESSO DO HISTÓRICO ACESSO DO ATLETICO - RIVAIL DE OLIVEIRA


Time do Atletico que subiu para a Série A-1 - Foto Fernando Rezende - Diario de Sorocaba


Torcida sorocabana lotou o antigo barranco e hoje ferradura do CIC

Bandeirao e festa da torcida do Atletico na partida deste domingo

Jogadores do Galo posam para a execução do Hino Nacional

Nem frio ou chuva espantou o torcedor de Sorocaba

Mascote do Galo comemora o acesso

Jogadores atleticanos cumprimentam torcida antes do jogo contra o União

Jogadores do Galo entram em campo ladeados pela torcida mirim do projeto social do clube

Angolano Jonson celebra acesso do Atletico

Fernando Diniz falando para a imprensa: Grande trabalho coroado com o acesso para a elite

Emocionados: Tencco Fernando Diniz, Passarinho e o vice-presidente Valdir Cipriani

Diniz, Cipriani e delegação coreana também comemoram

Torcedores invadem o campo e celebram o acesso com diretoria do Galo

Jogadores brincam com Diniz nos vestiários, comemorando o acesso atleticano

Jogadores comemoram com a torcida o acesso

Mais festa dos jogadores do Galo após volta à elite

Muita comemoração atleticana no CIC

Jogo complicado mas Galo arrancou empate no final e obteve o acesso

Torcedor fez sua parte e lotou o CIC na festa do acesso do Galo

Atletico criou várias chances durante o jogo

Torcedor prestigiou e lotou quase que totalidade do CIC




Rivail de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário