PÁGINAS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Opiniao: Futsal do Clac em final e tom de despedida?



Cruzeirão: tradicional, mas vem perdendo as raízes ano a ano segundo alguns torcedores

Bom dia desportista de Votorantim e região. Acompanhamos na terça-feira em Sorocaba  todos os acontecimentos da semifinal do 53º Aberto de Futsal da Semes (Cruzeirão). Tirando o aspecto das brigas, confusões, geradas pelo time da AABB, que ainda chegou a deixar quadra mas depois voltou, podemos afirmar que o time do Clac teve uma vitória legítima. E o pessoal de Sorocaba que não venha com a “ladainha” que a expulsão de Daniel Cearense (justa por sinal), teve influência no placar final. A AABB é um timaço, com elenco e disputa o estadual e não depende de somente um jogador. Além disso o Clac foi melhor na maior parte do jogo com bola rolando e a vitória, por 5 a1, somente por esse aspecto, foi cristalina.
Fim prematuro
Mas, mais que o jogo e a própria final desta sexta-feira, contra a Gaviões/Osasco, time que disputa a Liga Nacional, e ao nosso ver entra como favorita, embora o Clac temum ótimo elenco e pode fazer frente aos paulistanos, nos chamou a atenção a informação do diretor do Clac, Sérgio, que anunciou o fim do time em entrevista para o Jornal  Folha de Votorantim.
Lamentável
Uma pena. Não somente para Votorantim, mas para a região e para o futsal, que deve perder um investidor e mais que isso um incentivador do futsal, que montou desde o ano passado um time  de qualidades, que  sempre jogou bonito e conquistou títulos. Tudo, segundo o dirigente, por conta de questões extra quadra.  Por conta disso, só nos resta lamentar. E ainda assistir e “curtir” nesta sexta-feira, aquele que pode ser o último jogo deste time que marcou época, apesar do pouco tempo.
Segunda divisão
Ninguém questiona a importância do Cruzeirão enquanto um dos torneios mais importantes do Estado, até historicamente falando, por seus mais de 50 anos de bons serviços prestados ao futsal. Mas tudo evolui na vida e conversando na terça-feira com torcedores no GME de Sorocaba, ficou uma grande preocupação. Com o "esvaziamento" que vem ocorrendo ano a ano do torneio. Isso pelo fato da "excessiva profissionalização" do torneio. Várias equipes de Sorocaba (e até região), contratam times inteiros para o torneio, que segundo esses torcedores vem perdendo a sua essência, que é da valorização dos times de bairros. Porém, como esse fator (profissionalização) é irremediável. alguns torcedores chegaram a nos sugerir a divisao do Cruzeirão em pelo menos duas divisões. Uma talvez com os 16 melhores, com os times melhores colocados e com mais recursos (uma primeira divisão). E uma outra (tipo série B), com os demais, 200, 300 times, que poderiam jogar e disputar, quatro vagas para a elite do ano seguinte, caindo os quatro piores da "elite" para a "segundona"; e ao mesmo tempo esses quatro melhores da "segundona" disputariam o título. Pode parecer complicado, mas seria uma forma de incentivar os chamados times de bairro e de Vila que poderiam voltar a sonhar em ser campeão. Uma boa sugestão



Nenhum comentário:

Postar um comentário