PÁGINAS

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Opinião: Quem mais perdeu: o Barça ou o futebol ?

Bom dia desportista de Votorantim e região. Para a alegria de alguns e tristeza de outros, o Barcelona, o futebol mais bonito da atualidade, foi eliminado pelo Chelsea, da Inglaterra, da Liga dos Campeões de Europa, ao empatar no estádio Camp Nou, em Barcelona, por 2 a 2, depois de perder em solo inglês por 1 a 0. Destaque para o brasileiro Ramires, que jogou muita bola e fez um golaço por cobertura.
Mas independente de torcer para um ou outro time, isso não cabe debater agora, queríamos trazer à baila outra discussão. O outro lado desta eliminação. Será que foi só o Barça quem perdeu?  Ou o futebol e nós torcedores amantes do jogo bem jogado ? 
Nesta semana, depois do jogo de terça-feira, postamos em uma rede social essa questão e para “´provocar”, propositalmente, colocamos lado a lado a foto do time do Barça atual e da Seleção de 1982 que encantou o mundo, mas não ganhou aquela Copa, perdendo para a Itália por  3 a 2 no estádio Sarriá, em Barcelona.
O que vale é o talento e o futebol ofensivo
Muitos criticaram dizendo ser uma “heresia” de nossa parte fazer tal comparação. Porém gostaríamos de explicar que independente de ser o Barcelona, Real Madrid, ou qualquer outra equipe, defenderemos até o fim o futebol ofensivo, bem jogador, pra frente que valoriza o talento do jogador e a marcação de gols. E neste quesito o Barça atual é o único que lembra aquela seleção  fantástica do Telê Santana. Que perdeu a Copa mas ganhou o coração de milhões de pessoas, como nós.
Legado para o futuro
Ganhar títulos, é importante, mas o principal legado de uma equipe é  doutrina positiva que deixa para as futuras gerações. E pensando nisso o Barça vem “copiando” o “antigo” futebol brasileiro, com toque de bola e ofensividade. Só por isso tem nossa admiração.
Serão lembrados
Assim como tiveram grandes times da história mas que também não venceram copas como o Brasil de 82, a Hungria de Puskas de 54, a Holanda de 74 de Rinus Mitchel, Neeskens, Cruyff, mas que deixaram saudades e são mais lembrados hoje que os campeões (Itália e Alemanha). Assim será lembrado o atual Barça daqui a dez, vinte, trinta anos! 
Jogou mal ???
E como criticar um time que mesmo “não jogando bem”, principalmente sua “estrela” (Messi), como disseram alguns, deu 26 arremates numa partida, mandando bolas na trave perdendo um penal? Sem contar que o Chelsea (de forma inteligente), jogou como “time pequeno” nos dois jogos, “fechado” inclusive em casa e tentando os contra-golpes. E deu certo e seus méritos não podem ser retirados. Mas seja quem for o campeão da Liga, Chelsea, Bayern ou Real Madrid, não terá a mesma “graça”. 
Brasileiros celebram
Mas enfim, o futebol é assim mesmo e os times da Libertadores, principalmente os brasileiros, já celebram antecipadamente a ausência do Barça em dezembro no Mundial Interclubes.
De lamentar
E por fim, observamos com calma as imagens da violência  no jogo dos times do Jardim Clarice. Simplesmente lamentável, fora de qualquer propósito as agressões a Nilson Domingues. O treinador e alguns jogadores do MC perderam totalmente o controle e como qualquer outra agressão, o ato não tem nenhuma justificativa. E deverão receber uma punição muito severa da JDD. Até porque as imagens correram a região e a internet, ao passo da TV Tem (Globo), divulgá-las. Lamentável e péssimo para Votorantim esse time de atitude impensada. Tomara que os outros times tenham visto isso e seus dirigentes e jogadores tenham controle no sequencia do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário