PÁGINAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Jogos Escolares: Jogos Escolares: Em Votorantim programação é definida e competição inicia dia 14



A Secretaria de Esportes e Lazer de Votorantim divulgou nesta semana a programação da “5ª Olimpíada Estudantil de Votorantim”. segundo o cronograma divulgado pela Sespol, na próxima segunda-feira é a data final de entrega dos candidatos a mascote da competição pelos colégios participantes - 12 ao todo. Todas as competições ocorrem no Cermag, Sesi e CT de Tênis de Mesa de Votorantim.
A abertura está cofirmada para a outra segunda-feira, dia 14 de maio às 8h30 no ginásio do Cermag, no Rio Acima. Em seguida iniciam as competições. Na segunda-feira começam e terminam no mesmo local os jogos de futsal masculino.
Na terça-feira, dia 15 de maio o Cermag recebe jogos de basquete masculino desde 9h. Na quarta-feira, dia 16, o Sesi Votorantim recepciona a partir de 9h as partidas de damas masculino. 
O xadrez feminino e masculino tem competição no Sesi desde 9h na quinta-feira, 17 de maio, desde 9h. A competição volta dia 21 de maio, segunda-feira com futsal feminino no Cermag, a partir de 9h.
No dia 22 de maio, terça-feira, será a vez do voleibol masculino desde 9h no Cermag. Ainda na terça-feira pela manhã, ocorrem jogos de handebol masculino. E fechando a competição, o tênis de mesa ocorre dia 23 de maio às 9h no CT da modalidade, na Rua Sorocaba.

“Pedro Augusto” foi quem mais inscreveu nos Escolares
 Neste retorno dos Jogos Escolares,  que iniciam dia 14, algumas escolas se destacam pelo número de modalidades inscritas. São elas a “Pedro Augusto”, da Vila Nova  com 8 equipes, a “Selma Maria Martins Cunha”, do Jardim Tatiana, com 7 equipes; a “Senador José Ermirio de Moraes”, no Votocel, a “Anthenor Thomazi”, o Colégio Dimensão, todos com 6 equipes; a “Daniel Verano”, no Parque Bela Vista, com 5 equipes; a “Azarias Mendes”, no Jardim Clarice, com 4 equipes; e a “Evilazio de Góes”, com 2 equipes.
Quatro unidades tradicionais da cidade, acabaram não participando da competiçao: “Armando Rizzo”, “Alice Rolim de Moura Holtz”, “Antonieta Ferrarese” e a última campeã, o “Wilson Prestes Miramontes”. 
Feminino em baixa - No entanto, um fato negativo que mereceu destaque durante as inscrições das Olimpíadas Estudantis, em sua volta a Votorantim, foi o total desinteresse das escolas pelos times femininos. Segundo informação da coordenação dos jogos, a inscrição foi aberta para todas as unidades escolares. 
Na relação das unidades, apenas o futsal e o tênis de mesa tiveram times femininos. Por total falta de interesse das escolas, as modalidades, basquetebol, voleibol e handebol não tiveram nenhum time inscrito entre as escolas nestes jogos escolares.

Quatro escolas não entraram
Quatro unidades tradicionais da cidade, acabaram não participando da competiçao: Armando Rizzo, Alice Rolim de Moura Holtz, Antonieta Ferrarese e a última campeã, o Wilson Prestes Miramontes. 
Um dos organizadores do evento, e coordenador dos esportes olímpicos de Votorantim, Douglas Santa Anna, lamentou não somente a não participação destas grandes unidades, assim como a presença escassa de times femininos. “Não tem explicação, mas talvez seja pelo fato dos jogos terem ficado de fora tantos anos (desde 2002). Talvez agora, com  a volta da competição, nas próximas edições, esperamos que essas unidades retornem pois são muito importantes para os jogos escolares. Sobre a pequena presença feminina, é uma pergunta que deve ser feita às próprias unidades escolares, mas também lamentamos que um número maior de times femininos não estejam inscritos”, comentou.

Mais segurança e três categorias
 De acordo com Douglas,  o formato dos jogos escolares deste ano, com módulos e competições definidas uma em cada dia tem por objetivo facilitar para os professsores e alunos, afim de que eles não percam muitas aulas tendo de faltar vários dias. 
Neste mês de maio, explicou Douglas, será disputada a categoria infanto; entre agosto e setembro o infantil e em outubro o mirim.
Além disso, segundo o coordenador, a segurança é outro ponto positivo neste ano com a presença da Guarda Municipal. “Os jogos pararam há dez anos por conta das brigas entre grupos rivais nas escolas. Neste ano, com a GM em quadra, as segurança e tranquilidade estará de volta.

Times por modalidade nos Escolares
Masculino - futsal - 8; basquete - 4; damas - 4; xadrez - 8; voleibol - 3; handebol - 3; tênis de mesa - 7; total - 37 equipes
Feminino -  xadrez - 3; futsal - 4; total - 7 equipes 






Nenhum comentário:

Postar um comentário