PÁGINAS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escolares: Antenor Thomazi é campeão nas damas


Damas foram bem disputadas

Ontem a escola Antenor Thomazi faturou o terceiro título da 5ª Olimpíadas Escolares. Foi na competição de damas, realizada no Centro Esportivo do Sesi, no Parque Bela Vista, onde na final a escola venceu por 6,5 a 4 pontos a escola estadual Selma Maria, do Jardim Tatiana em uma final muitio  disputada e decidida no último jogo, onde Bruno, do Antenor, venceu depois de estar perdendo a partida a Jean, da unidade do Jardim Tatiana.
Na fase de classificação, o Selma Maria ganhou da escola Pedro Augusto Rangel por 6,5 a 4, enquanto isso, o Colégio Antenor Thomazi ganhou do Colégio Dimensão por 6,5 a 4 pontos.
Educacional - Além do aspecto competitivo, os jogos escolares vem atuando no lado educacional-esportivo. Segundo o coordenador de esportes olímpicos da Secretaria de Esportes, Douglas Santa Anna, antes dos jogos de damas e xadrez, como estão sendo adotadas as regras oficiais das confederações destes esportes, estão ocorrendo “clínicas” com os alunos e professores, explicando as as mudanças nas regras. Por exemplo, enquanto na dama jogada habitualmente, um competidor não tem a obrigação de “comer” a pedra (s), do outro e existe a figura de “assoprar”, na “oficial” é diferente: “Pelas regras oficiais é obrigatório se comer as pedras do adversário, seja quaisquer, não existe a figura de assoprar e ainda cada jogador tem um tempo  para executar a jogada e pode até perder o jogo e não o fizer dentro do tempo”, detalhou o coordenador.



Raciocínio rápido é fundamental para modalidades

Ao contrario do futsal, basquete, voleibol, ou handebol, jogar dama ou xadrez definitivamente requer muita capacidade e qualidades específicas. Não é todo aluno que swe adapta a jogar  essas modalidades, segundo os professores das escolas que disputam os jogos escolares - Maicon Alves, do Antenor Thomazi, Ester Maria, do Pedro Augusto, Roseli Barboza, do Selma Maria e Francisco, do Colégio Dimensão.
Eles contam que a afinidade, gostar do jogo, além do raciocínio lógico rápido é fundamental. No entanto acreditam que com a continuidade dos jogos escolares, mais escolas devam participar e as modalidades serão mais expandidas e mais alunos passarão a gostar e a jogá-las.


FOTOS DAS COMPETICOES DE DAMAS DOS JOGOS
 ESCOLARES -FOTOS: MARCOS FERREIRA - FOLHA VOTORANTIM

Antenor Thomazi campeão das damas

Antenor x Dimensão

Pedro Augusto x Dimensao

Premiação ao campeão Antenor Thomazi

Campeoes do Antenor posam para foto

Escola Selma Maria, vice nas damas 

Selma Maria foi vice nas damas



Nenhum comentário:

Postar um comentário