PÁGINAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

São Bento comemora o 49º aniversario da inesquecível vitória



Final da primeira fase do Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1962 (atual A2). Esporte Clube São Bento de Sorocaba o campeão da Série José Ermírio de Morais Filho junto com o América Futebol Clube de São José do Rio Preto o campeão da Série João Mendonça Falcão decidem a final do certame em duas partidas obrigado a três.  


Depois de dois empates, 0 a 0 em São José do Rio Preto e 1 a 1 em Sorocaba, São Bento e América são forçados a realizar um 3º jogo em campo neutro para decidir quem será o campeão da Primeira Divisão (A2) de 1962 e consequentemente ascenderá a Divisão Especial (A1) de 1963.

A “Batalha do Pacaembu” - Noite de sexta-feira de carnaval, dia 22 de fevereiro de 1963, depois de grandes jogadas de ambos os lados, o 1º tempo da histórica partida termina empatado em 0 a 0. Destaque da 1ª etapa foi o goleiro Reis que realizou verdadeiros milagres.
Eram decorridos 16 minutos da etapa final, Raimundinho cobra escanteio, a bola direciona a Picolé que inteligentemente abre as pernas e a deixa para Nestor que vinha na corrida fuzilar sem apelação contra as redes do goleiro Reis, 1 a 0.
América chega ao empate aos 25 minutos; Cuca cobra lateral, Colada recebe e sem levantar a cabeça cruza na área e encontra Dirceu livre de marcação ante a saída d0 goleiro Valter fulmina, 1 a 1.
A consagração do Azulão Sorocabano veio aos 12 minutos do 1º tempo da prorrogação. Bazzaninho rouba o couro no meio campo e lança espetacularmente a Paraná na esquerda linha de ataque. O rápido ponteiro passa por Gutenberg entra na grande área em busca do gol e serve a Picolé livre de marcação fuzilar as malhas do goleiro Alvirrubro, 2 a 1.
Fim de jogo, São Bento conquistava o titulo de campeão da Primeira Divisão (A2) e conseqüentemente o inédito acesso à Divisão Especial (A1).

A fantástica campanha do campeão - 
23 jogos; 15 vitórias, 4 derrotas e 4 empates; 48 gols pró e 25 contra. Com 14 gols, o centro avante Picolé foi o artilheiro da compeonato



São Bento 2 x 1 América
Data: 22/02/1963, as 20h30
Local: Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo
Renda
: Cr$ 5.371.850,00
Árbitro: Anacleto Pietrobom, o Valussi
Auxiliares: Romualdo Arppi Filho e Fatore Euclides Rosa
Gols: Nestor (16-2), Dirceu (25-2) e Picolé (12-1/P)
São Bento: Valter; Julião, Odorico e Salvador; Nestor e Paulinho; Raimundinho, Cabralzinho, Picolé, Bazzaninho e Paraná. Técnico Wilson Francisco Alves, o Capão
América: Reis; Murilo, Gutenberg e Ambrósio; Fogueira e Renatinho; Colada, Sapucaia, Valter, Cuca e Dirceu. Técnico João Avelino
 etição.

Por Luiz Carlos Éden de Sorocaba (SP)
Historiador do E.C. São Bento


Nenhum comentário:

Postar um comentário